segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Introdução à História

História vem do grego antigo historien, que significa "informar-se"ou "procurar saber". O significado de História está desde sua origem, ligado à idéia de informação, pesquisa e investigação. A definição de História não é tarefa fácil. Não existe uma definição única que tenha aceitação unânime dos historiadores. Talvez uma definiçaõ mínima possível, embora não livre de críticas, possa ser: História é uma Ciência Social que estuda as transformações das sociedades no decorrer do tempo. Essas transformações sociais ocorre geralmente por meio de mudanças políticas, econômicas e culturais. Ao iniciarmos o curso da disciplina de História, sentimos a necessidade de mostrar o contexto em que se insere o estudo da disciplina, bem como a sua finalidade.
Definitivamente, a História não pode continuar a ser vista como se fosse o simples estudo do passado. A história não é e nem deve ser vista como somente como um painel cronológico onde se encaixam os nomes e a atuação dos personagens e onde os fatos se desenrolam de forma inquestionável. Sem dúvida, há fatos importantes e fundamentais. Existem fatos que são básicos para o conhecimento histórico. Eles representam a espinha dorsal, a matéria-prima da história, como a argila para o escultor. Para o historiador, o fato é uma condição necessária de seu trabalho, mas não sua função essencial.
Periodização da História
É no estudo do passado das sociedades, buscando resgatar e compreender suas realizações, que descobrimos as motivações e os efeitos da transformações pelas quais passou a humanidade, reunindo, assim, os elementos que ajudaram a explicar a nossa atualidade. Um mecanismo didático que facilita este trabalho do historiador e do estudante, viabilizando a conquista deste patrimônio humano é a periodização da história.O fluxo histórico, no entanto, não é contínuo e sem interrupções; assim, a divisão do tempo em períodos vincula-se ao enfoque e à linha de análise de cada historiador, originando divergências entre eles. A origem, a formação e as opções analíticas do historiador determinam, desta forma, diferentes visões do processo histórico, além da valorização de alguns fatos em detrimento de outros. Mesmo assim, sem escapar destas limitações e dada a importância da periodização como recurso, utilizaremos suas formas bem simplificadas e amplas e de uso bastante generalizado.

Pré-História:
Paleolítico: Surgimento do Homem
Neolítico: Surgimento da Agricultura
Estágios Culturais: Pré-Civilização ( Selvageria e Barbárie)
Organização Social: Sociedades sem classes
Modo de produção: Coletivismo Primitivo

História:
Idade Antiga(4.000 a.C.: Aparecimento da escrita/476 d.C.)
Estágios Culturais: Civilização
Organização Social: Sociedades de Classes
Antiguidade Oriental: Egito, Mesopotâmia, China
Modo de produção: Asiático
Antiguidade Ocidental: Grécia e Roma
Modo de Produção: Escravista

Idade Média(476:Queda do Império Romano Ocidental/1453)
Modo de Produção: Feudal
Idade Moderna(1453: Tomada de Constantinopla/1789)
Modo de Produção: Transição do Feudalismo para o Capitalismo
Idade Contemporânea(1789:Revolução Francesa aos nossos dias)
Modo de Produção: Capitalista

Nenhum comentário: